
Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas
2018; National History Association; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
10.20949/rhhj.v7i13.430
ISSN1806-3993
AutoresCarmem Zeli de Vargas Gil, Jonas de Almeida Camargo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO propósito deste artigo é apresentar reflexões sobre o trabalho com temas sensíveis no contexto do ensino (disciplina de Estágio de docência em História) e da pesquisa (dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História). Apresentamos a escrita na forma de um diálogo a muitas mãos que busca compreender os sentidos atribuídos pelos atores-em-relação ao processo vivido em aulas de História. Esta forma de escrita se sustenta também na concepção de que a abordagem de temas sensíveis reivindica um registro o mais plural possível, possibilitando que diferentes vozes se apresentem no diálogo: a professora, o professor, os alunos, as alunas, os acadêmicos e as acadêmicas, os autores e as autoras escolhidos.
Referência(s)