Artigo Acesso aberto Produção Nacional

#Zikazero: o empreendedorismo na educação como estratégia produtora de governamentalidade neoliberal

2019; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/actascieduc.v41i1.35321

ISSN

2178-5201

Autores

Iván Gregorio Silva Miguel, Elisete Medianeira Tomazetti,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo utiliza-se da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti desenvolvida pelo governo do Brasil em finais do ano de 2015 e começo de 2016, e através dela problematiza algumas conexões entre as noções de biopolítica, biopoder e governamentalidade e o que parece se apresentar como uma tendência à produção de sujeitos empreendedores na educação deste país. Pensamos que a campanha, denominada #ZIKAZERO, pode funcionar como um exemplo do que parece ser uma convocação à escola por parte da sociedade para assumir o papel de carro chefe da paulatina entrada do empreendedorismo na educação formal. No texto desenvolveremos, em primeiro lugar, os três conceitos antes citados, tendo como pano de fundo a campanha em questão; em segundo lugar vincularemos a educação à sociedade de consumo utilizando a noção de empreendedorismo como link que favorece os processos de ida e vinda entre ambas; e por último, mostraremos como a campanha #ZIKAZERO serve de exemplo para expor algumas práticas vinculadas ao movimento do empreendedorismo, e como a população é chamada a ‘fazer sua parte’ no que pareceria ser uma produção de subjetividades empreendedoras.

Referência(s)