À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário
2018; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.20396/td.v14i4.8649282
ISSN1980-4407
AutoresRosa Branca Tracana, Ana Lopes, Ana Maria Antunes Farinha, Maria Eduarda Ferreira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO bloco curricular À descoberta do ambiente natural, do 4º ano de escolaridade do ensino primário, abrange temáticas e/ou estratégias de outdoor learning. O ensino em contexto não formal é proporcionador de aprendizagens significativas que podem desenvolver atitudes e valores de respeito para e/ou preservação da natureza e sensibilização para os aspetos estéticos do ambiente. O meio natural necessita que a educação ambiental desencadeie sentimentos ecocêntricos nas nossas crianças, de modo a que cesse a perspetiva antropocêntrica em relação ao meio ambiente. Assim, tomando como problema de investigação perceber se estas crianças do ensino primário conheciam o recurso natural do meio onde residem, o rio Zêzere, desenvolvemos um estudo qualitatito/quantitativo, por questionário. Face aos resultatos obtidos construímos e validámos um recurso didático, um guião, cuja finalidade é a descoberta deste recurso natural através de uma atividade de outdoor.
Referência(s)