Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino e utilização das categorias geográficas de território e paisagem para a licenciatura em educação do campo na área de ciências da natureza e matemática

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2018v36n4p1169

ISSN

2175-795X

Autores

Danilo Piccoli Neto, Sílvio Domingos Mendes da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de ensino e de utilização de categorias geográficas (território e paisagem) para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Dois pontos importantes a serem considerados para a utilização destas categorias são a especificidade de formação por área da referida licenciatura, que abrange a Física, a Biologia e a Química, e o contexto do ensino voltado para a Educação do e no Campo. O ensino de Geografia nestes termos envolve a interdisciplinaridade que lhe é característica, buscando oferecer sinergias entre as disciplinas citadas, caminhos para o ensino, correlação de conteúdos e, em perspectiva ampliada, subsídios para o futuro educador compreender contextos e entendimentos da realidade fundamentais para os pressupostos da Educação do Campo.

Referência(s)