Artigo Produção Nacional

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA II

2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Fernanda Cristiane de Melo, Celita Salmaso Trelha, Daniela Wosiack da Silva, Lígia Maria Facci, Vanessa Batista da Costa Santos,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Introducao: O processo de formacao do fisioterapeuta durante a graduacao deve estimular e promover experiencias de atuacao em diferentes cenarios de pratica e em todos os niveis de atencao a saude. Alem disso, a integracao ensino, servico e comunidade consolida e fortalece o desenvolvimento das habilidades no contexto real da pratica profissional. Descricao: A disciplina de Saude Coletiva II do curso de graduacao em Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina e realizada no primeiro semestre do segundo ano, utiliza-se de metodologias ativas e tem como objetivos conhecer o territorio e sua area de abrangencia, eleger problemas prioritarios e elaborar e implantar plano de intervencoes com foco na educacao em saude. Assim, no ano de 2018 as atividades da disciplina ocorreram na area de abrangencia de uma Unidade Basica de Saude que apresenta caracteristicas heterogeneas e destaca-se pela populacao de idosos e escolares. Inicialmente, ocorreu a aula sobre Sistema Unico de Saude e Atencao Primaria por meio da elaboracao de um Mapa Conceitual. Em seguida, foram apresentadas situacoes problema sobre a pessoa idosa e escolares para teorizacao e discussao em sala de aula, com foco sobre habitos saudaveis e postura em escolares e idosos e tambem em quedas de pessoas idosas. Posteriormente, foram planejadas as acoes educativas para serem realizadas com escolares do ensino fundamental e com as pessoas idosas, totalizando cinco encontros no colegio e cinco visitas domiciliares. Participaram das atividades estudantes do 5o ao 9o ano, totalizando 14 turmas e 470 estudantes com idade entre 11 e 15 anos e os respectivos professores. Cada turma teve dois encontros com duracao de 50 minutos e foram realizadas aulas expositivas dialogadas, dinâmicas em grupo, jogos educativos e esclarecimentos de duvidas. Os temas abordados foram habitos saudaveis em relacao a alimentacao e pratica de atividade fisica e cuidados com a postura e a mochila. Tambem foram realizadas visitas domiciliares a 71 pessoas idosas onde foi aplicado um questionario sobre a ocorrencia de quedas e em seguida a pessoa idosa foi orientada sobre a prevencao de quedas e recebeu um folder educativo sobre o tema. Impactos: A experiencia da disciplina promoveu a integracao entre os academicos de Fisioterapia e a comunidade permitindo vivenciar um amplo campo de atuacao na promocao a saude junto a populacao. Tambem foi observado desenvolvimento das habilidades de comunicacao verbal, criatividade na elaboracao das atividades, lideranca e trabalho em equipe. Dentre os participantes da comunidade, observou-se interesse e participacao nas atividades, motivacao para mudancas nos habitos e comportamentos do cotidiano. Consideracoes: A experiencia da disciplina demonstrou resultados positivos para o processo de formacao do academico de Fisioterapia, pois proporcionou a aproximacao com a pratica profissional por meio de acoes de educacao em saude. Alem disso, despertou nos academicos o senso critico e a reflexao quanto ao seu compromisso e papel social como futuro profissional da saude.

Referência(s)