
Estudo da queda livre em aulas de Física do Ensino Médio a partir de um marcador de tempo e da História da Ciência
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2018v35n3p1004
ISSN2175-7941
AutoresMarco Aurélio Alvarenga Monteiro, Samuel José de Carvalho, Isabel Cristina de Castro Monteiro, José Lourenço Cindra,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoJá foi bastante estudado e até já se formou consenso entre os pesquisadores em Ensino de Ciências, que as atividades experimentais são muito importantes para o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos, entretanto, também são conhecidas às múltiplas e variadas dificuldades enfrentadas pelos professores em desenvolvê-las em situação real de sala de aula com seus alunos. As pesquisas também mostraram ser significativas as contribuições que a História da Ciência pode trazer para o trabalho do professor de ciências em planejar e dirigir atividades didáticas em sala de aula. Neste trabalho, propomos uma versão de um marcador de tempo de baixo-custo e de fácil construção para a determinação da aceleração da gravidade local e o uso da História da Ciência como recurso importante ao professor para o planejamento de discussões com os alunos sobre o movimento de queda livre.
Referência(s)