Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O processo de formação inicial e continuada dos trabalhadores na área de flexografia: os aspectos socioeconômicos e o ensino profissional

2018; Instituto Federal de Educação; Volume: 4; Issue: 08 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v4i08.494

ISSN

2446-774X

Autores

Eduardo do Nascimento, Rachel Patalena Leal, Fernanda Coutinho Soares, Fernando Augusto Groh de Castro Moura, Patrícia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta-se como um estudo de caso que se propõe a utilizar os alicerces teóricos da pedagogia crítica, da educação profissional tecnológica e do contexto regional, a fim de compreender o processo de formação dos trabalhadores para a indústria de embalagens na área de flexografia em Caçador-SC. Metodologicamente observou-se desde as possibilidades da modalidade de curso do tipo Formação Inicial e Continuada (FIC) à importância da busca ativa junto às empresas. A posição pessoal dos gestores tem forte influência sobre a empregabilidade destes trabalhadores, e estes têm consciência das problemáticas envolvidas no seu contexto profissional e social, porém, poucos conseguem atuar para a modificação desta situação. Desta forma, uma equipe docente multidisciplinar e uma concepção pedagógica politécnica para formação integral foram decisivos neste cenário. Os discentes têm alta expectativa sobre o aprendizado prático, mas ainda existem dificuldades estruturais para a adequação do ensino neste sentido.

Referência(s)