
O processo de formação inicial e continuada dos trabalhadores na área de flexografia: os aspectos socioeconômicos e o ensino profissional
2018; Instituto Federal de Educação; Volume: 4; Issue: 08 Linguagem: Português
10.31417/educitec.v4i08.494
ISSN2446-774X
AutoresEduardo do Nascimento, Rachel Patalena Leal, Fernanda Coutinho Soares, Fernando Augusto Groh de Castro Moura, Patrícia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta-se como um estudo de caso que se propõe a utilizar os alicerces teóricos da pedagogia crítica, da educação profissional tecnológica e do contexto regional, a fim de compreender o processo de formação dos trabalhadores para a indústria de embalagens na área de flexografia em Caçador-SC. Metodologicamente observou-se desde as possibilidades da modalidade de curso do tipo Formação Inicial e Continuada (FIC) à importância da busca ativa junto às empresas. A posição pessoal dos gestores tem forte influência sobre a empregabilidade destes trabalhadores, e estes têm consciência das problemáticas envolvidas no seu contexto profissional e social, porém, poucos conseguem atuar para a modificação desta situação. Desta forma, uma equipe docente multidisciplinar e uma concepção pedagógica politécnica para formação integral foram decisivos neste cenário. Os discentes têm alta expectativa sobre o aprendizado prático, mas ainda existem dificuldades estruturais para a adequação do ensino neste sentido.
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