Artigo Acesso aberto

O Uso das LWC’s na Música Moçambicana

2017; Issue: 32 Linguagem: Português

10.31492/2184-2043.rilp2017.32/pp.207-225

ISSN

2184-2043

Autores

Cremildo G. Bahule,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

Tomando como exemplo os discos Kudumba, da banda Ghorwane, Yellela de Eyuphuru e Katchume de Kapa Dêch, é possível perceber a conexão existente entre as línguas autóctones e a ideia de identidade moçambicana. Todavia, os músicos buscam novos horizontes estético-sonoros, emigram para regiões onde a sua produção musical é aceite e gera lucro, e inserem novas linguagens na música, com objectivo de opulentar e fazer evoluir a música moçambicana. Nessa linha de evolução, os músicos sentem a necessidade de não apenas usar as línguas autóctones moçambicanas, mas de experimentar o uso de “outras” línguas. Por isso, é visível o uso das LWC [Language of Wider Communication] ou “línguas de comunicação mais ampla” ou “línguas internacionais” como Inglês, Francês, Português – embora esse idioma esteja bem enraizado ou historizou-se em Moçambique.

Referência(s)