
A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PUC MINAS COMO INSTRUMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DO FISIOTERAPEUTA
2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresMárcia Luciane Drumond das Chagas e Vallone, Márcia Colamarco Ferreira, Tatiana Teixeira Barral de Lacerda,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoIntroducao: A evolucao do Ensino Superior nas ultimas decadas caracteriza se por uma grande transformacao na postura das Universidades, antes autoritarias e distanciadas da realidade agora demonstram uma postura preocupada com a formacao de cidadaos atentos aos desafios que permeiam a sociedade (globalizacao, desigualdade sustentabilidade, inclusao social...). A Extensao Universitaria e o locus de expressao dessa interacao dialogica e transformadora entre a Universidade e demais setores da Sociedade, desenvolvendo acoes em defesa da justica, do respeito as diferencas, da autonomia e da liberdade entre os homens; sendo assim, deve ser considerada como uma atividade formadora de profissionais cidadaos.Porem, a organizacao curricular do ensino superior faz com que as disciplinas curriculares comportem-se como ilhas, distantes da realidade e de sua complexidade, mas que pode dispor da extensao como a liga que estimule a articulacao teorica-pratica e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensao. Descricao: Desde 2014, a Pro-Reitoria de Extensao da PUC Minas vem promovendo a integracao das atividades de extensao ao curriculo dos Cursos de Graduacao da Universidade. Em 2017, dos 112 Cursos ofertados pela PUC Minas, 105 cursos agregaram a sua matriz disciplinas com praticas curriculares de extensao (PCE). Essas praticas foram definidas como atividades academicas desenvolvidas em estrita vinculacao com os componentes curriculares do curso tendo como pressuposto a interacao aluno, professor e sociedade, visando estabelecer relacoes entre a realidade e a producao do conhecimento, tendo em vista proporcionar aos participantes formacao integral, comprometida com a mudanca social, conforme Resolucao do Conselho Universitario, no 02/2015. O Curso de Fisioterapia tambem participou do processo de curricularizacao da extensao universitaria da PUC Minas e ate o momento, possui tres disciplinas na sua grade com PCE, em cada um dos cursos ofertados, nos Campus Coracao Eucaristico, Betim e Pocos de Caldas e todos os alunos matriculados na disciplina participam de atividades de Extensao. A escolha por essas disciplinas foi definida em discussao colegiada, uma vez que elas oportunizam atividades que atendem aos criterios das praticas curriculares de extensao adotados pela Instituicao, respeitando a realidade local de cada Campus. Impactos: Mesmo com implantacao recente, a avaliacao das PCE, foi positiva e exitosa, com os discentes atribuindo media 4,8 para a contribuicao da mesma (valores entre 1 a 5). As PCE foram incluidas nas ementas, nos planos de ensino, e os registros dos planos de trabalhos e a avaliacao dos discentes e docentes sao importantes indicativos da aproximacao do ensino e extensao, e da experimentacao da Extensao por grande parte da comunidade academica. O registro no sistema, da avaliacao da comunidade externa ainda esta sendo estabelecido. Consideracoes: A opcao do Curso de Fisioterapia da PUC Minas pela organizacao de um Projeto Pedagogico que contemple e conjugue as tres areas academicas considerando as diretrizes curriculares nacionais e a formacao por competencias promove a ideia de que o dialogo, a reflexao, a interacao com o outro e com o meio sao relevantes instrumentos para a construcao da igualdade, inclusao social e exercicio da funcao social do Fisioterapeuta.
Referência(s)