Artigo Produção Nacional

ECOSOFIA TROPICAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CANIBAL E A AVENTURA DE DESNUDAR-SE

2018; Issue: 35 Linguagem: Português

ISSN

1980-9026

Autores

André Luiz Chaves Yang, Marcos Reigota, Rodrigo Barchi,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este texto apresenta algumas narrativas que se propoe como “aventuras” de narrar-se e desnudar-se, ou seja, carregam, em momentos e discursos sobre o cotidiano, uma serie de elementos politicos, culturais, ecologicos, educativos e sociais, vistos e vividos pelos proprios narradores. Os quais, em suas militâncias, trajetorias e convivencias, buscam decifrar as questoes contemporâneas, as suas formacoes como sujeitas e os entrelacamentos dessas esferas, a partir de um exercicio do desnudamento de si. Essas narrativas fazem parte de uma proposta etica, teorica e metodologica das perspectivas ecologistas em educacao, as quais, a partir dos conceitos de ecosofia tropical e educacao ambiental canibal, propoem nao se alinhar as tendencias hegemonicas, dominantes e maiores da educacao ambiental institucionalizada. O texto traz, em um primeiro momento, uma discussao das perspectivas teoricas e metodologicas, baseadas principalmente no pensamento de Felix Guattari e Paulo Freire, e depois, apresenta quatro narrativas, ou aventuras de desnudar-se, a partir dessas propostas. BARCHI, Rodrigo. Educacao Ambiental e (eco)governamentalidade. Ciencia e Educacao . Bauru, v. 22, n. 3, p. 635-650, set. 2016a. BARCHI, Rodrigo. Poder e resistencia nos dialogos das ecologias licantropicas, infernais e ruidosas com as educacoes menores e inversas (e vice-versa) . 2016. Tese (Doutorado em Educacao). – Unicamp, Campinas, 2016b. CONSCIENCIA HUMANA. Lembrancas. Entre a adolescencia e o crime . Gravadora Zimbabwe, 1998. Disponivel em: . FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia : saberes necessarios a pratica educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. ______. Pedagogia da Indignacao : Cartas Pedagogicas e outros escritos. Organizacao de Ana Maria Araujo Freire. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo; GUIMARAES, Sergio. Dialogando com a propria historia . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. GODOY, Ana; AVELINO, Nildo. Educacao, meio ambiente e cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle. Educacao em Revista . Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 327-351, dez. 2009. GUATTARI, Felix. As tres ecologias . Campinas: Papirus, 1991. KRISIUN. Extincao em massa. The Great Execution . Century Media Records, 2011. Disponivel em: . LEGIAO URBANA. Vento no litoral. V. EMI, 1991. Disponivel em: . LUIZ MELODIA. Dores de Amores. Reliquias . EMI, 1995. Disponivel em: . ______. Perola Negra. Perola Negra . Polygram, 1973. Disponivel em: . RACIONAIS MC’S. Diario de um detento. Sobrevivendo no Inferno . Cosa Nostra, 1997. Disponivel em: . RAGO, Margareth. A aventura de contar-se : Feminismos, escrita de si e invencoes da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul. Edunisc, 1999a. ______. A floresta e a escola : por uma educacao ambiental pos-moderna. Sao Paulo: Editora Cortez, 1999b. ______. A ecosofia de Felix Guattari e suas conexoes tropicais. In: ROMAGUERA, Alda Regina Tognini ; AMORIM, Antonio. Carlos. Conexoes: Deleuze e maquinas e devires e... Petropolis: DP Et Alii Editora, 2016.

Referência(s)