Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Instrumenteca RA: Um Objeto de Aprendizagem para Auxiliar a Percepção Musical através da Diferenciação dos Sons de Instrumentos Musicais

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.85988

ISSN

1679-1916

Autores

Daniel Yokoyama Fecchio, Fernando José Germinio Fenley, Samara Soares Nunes, Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Valéria Farinazzo Martins,

Tópico(s)

Mobile Learning in Education

Resumo

A música é uma importante ferramenta no desenvolvimento das crianças, pois envolve percepção, sentimentos, experiências, criação e reflexão. Entretanto, a maioria das instituições de educação infantil não oferece práticas pedagógicas que explorem a linguagem da música, privando as crianças destas experiências. O uso de objeto de aprendizagem musical pode proporcionar os conceitos básicos de percepção musical para as crianças, despertando assim o interesse em desenvolver as capacidades musicais. Este artigo apresenta um objeto de aprendizagem em percepção musical composto por duas aplicações de Realidade Aumentada (Instrumenteca RA e Quiz). Testes com 12 usuários foram realizados no intuito de verificar a satisfação dos usuários assim como o aprendizado na utilização das aplicações.

Referência(s)
Altmetric
PlumX