
EFEITO DA REFRIGERAÇÃO FORÇADA EM MOTORES TERMOELÉTRICOS ROTATIVOS ACIONADOS POR MOLAS DE LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA
2018; Linguagem: Português
10.20906/cps/cba2018-1119
ISSN2525-8311
AutoresJordashe Ivys Souza Bezerra, Cícero da Rocha Souto, Simplício Arnaud da Silva, José Marques Basílio Sobrinho, Maxsuel Ferreira Cunha, Bruno Amorim de Araújo,
Tópico(s)Iterative Learning Control Systems
ResumoAtualmente tem sido estudado a possibilidade de utilizacao das ligas com memoria de forma (LMF) para o desenvolvimento de atuadores e motores termoeletricos. Geralmente, sao dispositivos que utilizam a caracteristica de elevada deformacao ou capacidade de forca que as LMF possuem para produzir o movimento, neste caso, produzido pela aplicacao de calor no elemento atuador. Suas aplicacoes ainda se limitam a baixas velocidades, mas, com a possibilidade de elevados torques. Um prototipo do motor foi construido utilizando mini molas de LMF como elemento ativo para o acionamento. A geometria do motor e a base de sustentacao das molas foram desenvolvidas em polimero ABS (acrylonitrile butadiene styrene). Para a geracao do calor e consequentemente producao do movimento do motor foi desenvolvido um circuito amplificador de corrente, chaveado por modulacao por largura de pulso (PWM), que produziu o calor por efeito Joule. No acionamento do prototipo havia uma forte evidencia dos patamares de acionamento entre cada mola. Pela necessidade de aumentar a velocidade de rotacao do motor e suavizar os patamares entre os acionamentos foi utilizado um micro ventilador, assim diminuindo o periodo de rotacao e aumentando sua velocidade angular. Para as medicoes de deslocamento angular foi utilizado o processamento de imagem com uma câmera posicionada perpendicular ao eixo do motor.
Referência(s)