Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Reforma do ensino médio uma perspectiva de educação integral.

2018; University of Jaén; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17561/riai.v4.n3.7

ISSN

2603-9443

Autores

Maria Dos Anjos de Miranda, Marta Elizete Buchelt Rech,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O estudo buscou como objetivo geral, analisar a Medida Provisória nº 746/2016 e as implementações relativas à reforma curricular do ensino médio. Para melhor entendimento sobre o currículo e suas dimensões a (matriz curricular) no âmbito da formação de profissionais, estrutura, qualificação e oferta, assim como, a inserção social e interesses políticos ideológicos. A pesquisa qualitativa fundamentou-se num estudo bibliográfico e documental do MEC, desde a análise à luz conceito de Estado ampliado e teoria ampliada do Estado em Gramsci a gênese do Estado reside, portanto, na divisão da sociedade em classes. Sua principal função conservar e reproduzir esta divisão, garantindo os interesses da classe que domina as outras. Além disso, estudiosos como Frigotto, Neves, Freire entre outros, afirmam que a partir do tensionamento entre sociedade política (organização política de uma sociedade) e sociedade civil (conjunto de organizações e instituições cívicas de uma sociedade), que as transformações são realizadas.

Referência(s)