Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trilhas da avaliação da educação superior no Brasil: Os (des)caminhos em direção ao Sinaes

2018; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rep.v26i1.8355

ISSN

2238-0302

Autores

Margareth Guerra dos Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Neste artigo pretende-se desenhar o caminho percorrido pelas reformas na Educação Superior, no cenário latino-americano e brasileiro, propiciando, assim, a implantação de políticas para a educação superior que visavam a criação de um sistema de avaliação da qualidade da educação superior brasileiro – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Ao se percorrer esse caminho, neste texto, evidenciam-se algumas questões norteadores que modificaram o cenário da oferta da educação superior no território nacional, envolvendo a inclusão de um cenário de medidas consideradas mais eficazes, em uma educação superior mais “produtivista, bem administrada, com baixo custo e politicamente não questionadora [...]” (ROSAS, 1992, p. 27). Esse cenário de Reformas propiciará a entrada de concepções mercadológicas do capital financeiro, com eventos como a globalização e mercadorização da educação superior. O cenário neoliberal das políticas voltadas para o asseguramento da qualidade da educação superior não se forma ao acaso, é, sim, resultado das pressões mercantilistas que têm no ensino superior a possibilidade de comercialização.

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