Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; Linguagem: Português

10.17648/eidea-17-2089

ISSN

2237-6984

Autores

Jussara Maria Jurach, Márcia Sipavicius Seide,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula.

Referência(s)