
DETERMINAÇÃO DA BARRA CRÍTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO, ATRAVÉS DO VETOR TANGENTE E FUNÇÃO AUXILIAR DE ENERGIA, CONSIDERANDO A INSERÇÃO DE RENOVÁVEIS.
2018; Linguagem: Português
10.20906/cps/cba2018-0564
ISSN2525-8311
AutoresJoão Alves da Silva Neto, Bruno de Nadai Nascimento, Eliane Valença Nascimento De Lorenci, Antônio Carlos Zambroni de Souza,
Tópico(s)Islanding Detection in Power Systems
ResumoEste artigo apresenta o metodo do Vetor Tangente e Funcao Auxiliar de Energia para determinacao da barra critica em um Sistema de Distribuicao. Sao consideradas as geracoes intermitentes de paineis solares alocadas ao longo do sistema, bem como a variacao de carga em cada barra. A alta relacao entre resistencia e reatância traz problemas para o processo de convergencia do metodo de Newton-Raphson, utilizado nas solucoes de fluxo de potencia para obter os pontos de operacao e baixa tensao. Diante disso, utiliza-se o metodo da rotacao de eixos para obter a convergencia. Assim, diante de cada intervalo de tempo definido, as barras criticas sao monitoradas, obtendo informacoes importantes diante da necessidade de atuacao das possiveis acoes de controle.
Referência(s)