Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perspectivas do ensino de Geociências

2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 32; Issue: 94 Linguagem: Português

10.1590/s0103-40142018.3294.0021

ISSN

1806-9592

Autores

Márcia Ernesto, Umberto G. Cordani, Celso Dal Ré Carneiro, Maria A. F. Silva Dias, Carlos Alberto Mendonça, Elisabete de Santis Braga,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

RESUMO O ensino de Ciências foi incorporado aos currículos escolares somente no século XIX. No Brasil-Império o ensino das Ciências Naturais era incipiente, embora ciências já fizessem parte do currículo do ensino secundário desde a criação do Colégio Pedro II, em 1837. Os primeiros cursos de nível superior em Geociências (Geologia, Geofísica, Meteorologia e Oceanografia) começaram a ser criados somente a partir da segunda metade do século passado. Atualmente, há cursos nessas modalidades em todo o país, que enfrentam, contudo, sérios obstáculos para que o ensino evolua de acordo com as necessidades atuais do mercado de trabalho, e das tendências impostas pelo avanço tecnológico. Neste trabalho analisamos entraves e lacunas profissionais no Ensino Superior e destacamos algumas práticas educacionais capazes de melhorar o aprendizado, que poderiam ser universalizadas. É inadiável expandir a área de Geociências nos cursos de formação e capacitação de professores para a Educação Básica; o artigo reúne alguns fatores essenciais para atingir essa meta.

Referência(s)