
PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS SOBRE O MINI-EXERCÍCIO CLÍNICO AVALIATIVO
2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresLarissa de Oliveira e Silva, Márcia Luciane Drumond das Chagas e Vallone, Túlio Fernandes de Almeida, Wigor Pereira de Souza,
Tópico(s)Occupational Therapy Practice and Research
ResumoIntroducao: O Mini-Exercicio Clinico Avaliativo (mini-CEX) e um instrumento de avaliacao formativa em que o professor/preceptor observa diretamente o aluno durante o encontro clinico, e e avaliado em relacao a anamnese, habilidades de exame fisico, habilidades de comunicacao, raciocinio clinico, profissionalismo, organizacao/eficiencia e atendimento clinico geral. Alem de propiciar ao aplicador uma oportunidade de avaliar o desempenho do aluno e fornecer um feedback imediato sobre seu desempenho. E comumente utilizado pela medicina, mas e um instrumento que pode ser utilizado em qualquer cenario de aprendizagem em que ha o contato com o paciente. Descricao: O Curso de Graduacao em Fisioterapia da Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais campus Coracao Eucaristico, utiliza o mini-CEX como parte do avaliativo do Estagios Supervisionado de Fisioterapia Nas Disfuncoes Neurologicas (ESFDN) e Estagio Supervisionado em Fisioterapia Nas Disfuncoes Ortopedicas, Traumatologicas E Reumatologicas (ESFDO). O instrumento corresponde a apenas 20% do total de pontos a serem distribuidos e e aplicado somente uma vez em cada estagio durante o meio do semestre. O mini-CEX foi aplicado de formas diferentes em cada estagio, onde no ESFDN foi aplicado com o proprio paciente durante o inicio de um atendimento, sem data marcada e o atendimento foi realizado por 20 minutos, onde apos um resumo do atendimento um colega de ambulatorio assume o atendimento e o aluno avaliado dialoga com o professor sobre o atendimento em uma sala reservada. No ESFDO o mini-CEX foi aplicado com um paciente de um colega de ambulatorio tambem sem data marcada, onde o aluno avaliado realiza uma breve anamnese e exame fisico com o paciente em 20 minutos, apos isso o aluno em uma sala reservada com o professor propoe um tratamento e um diagnostico para o paciente acompanhado. Em ambos os casos o paciente estava ciente e teve opcao de aceitar participar do processo Impactos: Do ponto de vista do discente o mini-CEX proporciona um momento de aprendizado unico, onde em um curto espaco de tempo o aluno deve aliar a teoria com a pratica, ao realizar uma pergunta ao paciente, um teste especial, uma cinesioterapia ou uma recomendacao domiciliar e logo apos receber um feedback do professor. Durante a aplicacao o aluno tem a chance de argumentar e fundamentar sua acao pratica, e de realizar um debate com o professor, onde juntos realizam um de divergencia e convergencia de ideias sobre o caso. Apos o dialogo, a avaliacao e finalizada dando um retorno quantitativo e qualitativo, o quantitativo em uma nota final com base nos topicos ja citados e o qualitativo o professor apresenta os pontos fortes e fracos do aluno nao so sobre tecnicas, sobre um todo. Consideracoes: O mini-CEX proporciona uma experiencia de aprendizado muito rica ao englobar varios aspectos de uma intervencao fisioterapeutica, por ter um feedback imediato e por se apresentar como um instrumento justo, onde o aluno participa de todo o da avaliacao.
Referência(s)