Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 34; Issue: 72 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.60111

ISSN

1984-0411

Autores

Erinaldo Vicente Cavalcanti,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

RESUMO A Lei 13.415/2017 extinguiu a obrigatoriedade do ensino de História no ensino médio. Por conseguinte, mais uma vez colocou em suspensão a História como ciência. O presente artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre algumas características da História como ciência e sua relação com o ensino. Em seguida, as reflexões são direcionadas para analisar as Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em História nas universidades federais do Nordeste do Brasil como uma opção para problematizar a História como ciência, como lugar de saber/poder e como espaço de formação de professores. Almeja, portanto, ampliar o debate sobre a formação docente e direciona a análise, de forma específica, para as questões acerca do ensino de História e do livro didático como principal instrumento de trabalho dos docentes da educação básica.

Referência(s)