
Uma proposta para desenvolver a Habilidade Cognitivo-Linguística (Explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar)
2018; Instituto Federal de Educação; Volume: 4; Issue: 08 Linguagem: Português
10.31417/educitec.v4i08.507
ISSN2446-774X
AutoresMarcondes Luiz da Silva Azevedo, Márcia Gorette Lima da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEstudos têm avançado sobre estratégias de ensino que visem o desenvolvimento de práticas argumentativas, particularmente as que priorizam a produção, comunicação e avaliação de conhecimento científico em sala de aula. Entre as estratégias consideramos a perspectiva POE (Prever-Observar-Explicar) a partir de uma atividade experimental para abordar conceitos de Eletroquímica, nosso produto educacional. Nossa pesquisa investiga as habilidades cognitivo-linguísticas predizer, observar e explicar manifestadas por alunos do ensino superior em química. Para tanto, utilizamos instrumentos de coleta de dados para as três etapas da POE. Como principais resultados foi possível observar por meio da produção de gêneros argumentativos, oral (discussão individual e em grupo) e escritos (ficha individual) que a estratégia de ensino se mostrou útil para que os alunos exponham suas ideias e negociem entre si argumentos e explicações para os fenômenos químicos apresentados, e ainda que os alunos apresentaram evolução conceitual expressas nas respostas apresentadas nas explicações escritas, à medida em que a atividade foi desenvolvida.
Referência(s)