
O lundu canção e o choro: implicações com a sociedade goiana que cultivou saraus e serestas
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/mh.v18i2.51648
ISSN2317-6776
AutoresMagda de Miranda Clímaco, Ludmylla Cristina Guilardi,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEsta pesquisa objetivou investigar se os gêneros musicais lundu canção e choro foram praticados em Vila Boa (atual cidade de Goiás) no final do século XIX e início do século XX, buscando as implicações sócio-culturais que estiveram relacionadas com a sua prática ou ausência no cenário musical goiano que cultivou saraus e serestas. A trajetória metodológica que levou a explorar a historiografia goiana acessível e algumas peculiaridades dos gêneros e da sociedade em questão, permitiu constatar que estes gêneros foram muito pouco praticados no cenário musical relacionado a uma elite goiana que não via com bons olhos as atividades musicais ligadas mais diretamente à cultura dos escravos e a certa modalidade de boemia, e, quando praticados, eram praticados em momentos especiais.
Referência(s)