
Entre Córdoba e Bolonha
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 5; Linguagem: Português
10.20396/riesup.v5i0.8653586
ISSN2446-9424
AutoresLavoisier Almeida dos Santos, Valci Melo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo analisa o processo de expansão recente da educação superior brasileira em seu movimento contraditório de massificação do acesso e de precarização das instituições públicas. Para tal, investiga, à luz do materialismo histórico-dialético, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Ao longo do texto, demonstra-se que, embora o Reuni garanta o acesso à educação superior a alunos pertencentes às classes mais pobres da sociedade brasileira, ele o faz submetendo-se às exigências do capital internacional e à sua lógica de aligeiramento e empobrecimento da formação acadêmica. Por fim, conclui-se que, ainda que não se possa negar que o Reuni intensifica o movimento de expansão da educação superior no Brasil – e, nesse ponto, aproxima-se do legado de Córdoba -, ele está mais próximo do chamado Processo de Bolonha e da consequente mercantilização do serviço educacional.
Referência(s)