Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades circenses no ensino fundamental: uma possibilidade na educação física escolar

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20396/conex.v16i4.8650704

ISSN

1983-9030

Autores

Antonio Fernandes de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar e refletir sobre as experiências com a tematização das atividades circenses nas aulas de Educação Física em turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa experiência foi realizada na Escola Municipal Professara Maria de Lourdes Oliveira, situada no distrito de Gravatá, cidade de Ceará-Mirim no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Com inspiração nos pressupostos da pesquisa-ação foram planejadas aulas a partir de uma unidade didática composta de sete encontros para cada turma. Foram vivenciadas experiências com malabarismo de lançamento e de equilíbrio dinâmico, equilíbrios corporais, acrobacias de solo e de equilíbrio acrobático. Esses encontros proporcionaram experiências criativas com o corpo e ampliaram os saberes dessas crianças sobre o universo circense

Referência(s)