
Da gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira: ensinabilidades
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 56; Issue: 49 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2018v56n49id14099
ISSN1981-1802
Autores Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoEsta pesquisa atentou para o fato de que apesar das intenções interativas e dos apelos da modernidade linguística e pedagógica, a presença de gêneros textuais como componente principal nos materiais didáticos não garante a efetivação do ensino de uma língua estrangeira. Seguindo os princípios teóricos das teorias cognitivas, especificamente da aprendizagem significativa de David Ausubel(1968),vamos da gramática como símbolo de uma concepção de ensino que tinha a linguagem formal lapidada pela literatura clássica como objetivo a ser conquistado ao uso dos gêneros textuais que marca a concepção interativa da linguagem. Analisamos cinco livros de grande demanda, entre eles os manuais selecionados no PNLEM-2018, e concluímos que o professor, além de seguir um planejamento didático elaborado, deve fazer agregações e descartes nesses e em qualquer tipo de material para que os ajustes interativos que a língua necessita sejam efetivados em aprendizagem.
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