Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

GESTÃO EM EAD: A AFETIVIDADE NA VISÃO DE TUTORES E ALUNOS

2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 28; Issue: 59 Linguagem: Português

10.18675/1981-8106.vol28.n59.p448-469

ISSN

1981-8106

Autores

Joventina Firmino Rodrigues, Cláudio Márcio Campos de Mendonça, Anna Valeska Procópio de Moura Mendonça,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Os avanços da TI estabeleceram mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, trazendo novas possibilidades para a Educação a Distância, além de novos desafios, como os relacionamentos, a interatividade e a afetividade. Esta é um elemento relevante a ser considerado no processo de aprendizagem, por constituir-se como aspecto motivador e facilitador da mesma, o presente trabalho visa descrever na percepção de tutores e alunos as relações de afetividade na educação a distância de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, de inspiração fenomenológica, com a utilização de entrevistas semi estruturadas, realizadas com sete participantes (tutores e alunos) da primeira turma concluinte do curso de Pós-Graduação do SENAC-RN. Foi utilizada a técnica de análise do conteúdo, e observou que é possível fazer educação à distância em um ambiente virtual de aprendizagem com afetividade; o reconhecimento da importância das relações pedagógicas mais satisfatórias pautadas na compreensão das emoções; o potencial de cada um, tutor e aluno, ao ser considerado dentro de um ambiente afetivo, mesmo entre interações adversas, possibilita a motivação necessária para que os resultados do processo ensino aprendizagem. Palavras-chave: Educação à distância. Interatividade. Ensino-aprendizagem.

Referência(s)