Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Júlia Lopes de Almeida em cena

2018; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros; Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-901x.v0i71p95-114

ISSN

2316-901X

Autores

Michele Asmar Fanini,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O artigo elege como fonte privilegiada de investigação o arquivo pessoal da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), aqui apreendido como um projeto, a um só tempo, (auto)biográfico e estético, e busca oferecer uma visão panorâmica do repertório dramatúrgico inédito neleabrigado, composto de documentos autógrafos e datiloscritos. Como tencionamos evidenciar, tais manuscritos contribuem não apenas para o redimensionamento do legado literário da escritora, mas para os estudos dedicados ao cultivo de uma memór ia das artes dramáticas que vicejaram ao longo da “belle époque tropical”, da qual as teatrólogas foram, quando não eclipsadas, expressamente subrepresentadas.

Referência(s)