
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 28 Linguagem: Português
10.20500/rce.v13i26.14975
ISSN1809-5747
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho.
Referência(s)