Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem baseada em problemas

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35699/2237-5864.2018.2458

ISSN

2358-6338

Autores

Silvana Bellini Vidor, Elissandra da Silveira, Émerson Antônio Contesini, Elaine Turk Faria,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido.

Referência(s)