
Tecnologias digitais da informação e comunicação e história da matemática: uma abordagem por meio do Crivo de Eratóstenes
2018; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.3895/actio.v3n3.7899
ISSN2525-8923
AutoresPaulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Araman, Tiago Reis,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoMuitos docentes não se sentem seguros ou acreditam que não têm tempo o suficiente para o desenvolvimento de atividades utilizando metodologias de ensino diferentes. Assim, é necessário que ações de formação sejam implementadas com o intuito de oferecer oportunidades de vivenciar abordagens diferenciadas para o ensino. Essa pesquisa se insere no âmbito dessa questão. Os autores desenvolveram um objeto de aprendizagem utilizando a ferramenta histórica conhecida como Crivo de Eratóstenes, visando também incluir a história da matemática como metodologia de ensino. O objeto desenvolvido foi aplicado com uma turma de alunos da licenciatura em matemática e professores da rede básica de ensino do Estado do Paraná durante a realização de um curso de extensão numa universidade pública do norte do Paraná. O curso tinha como objetivo tratar sobre o uso da lousa digital interativa na educação básica. Os cursistas tiveram a oportunidade de criar seus próprios objetos de aprendizagem para aplicação na lousa digital interativa e também operaram o objeto que foi desenvolvido pelos autores para esta pesquisa. No final, os cursistas responderam a um questionário e as suas respostas foram analisadas e discutidas. Os autores concluíram que é importante para o professor a busca por atualizações por meio de cursos de formação continuada e procurar suporte para o desenvolvimento de atividades que utilizem essas novas tendências, que estão presentes na sala de aula. Concluíram também que o professor é capaz de desenvolver um objeto de aprendizagem possível de ser usado pedagogicamente em suas aulas.
Referência(s)