
As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2016-0148
ISSN1980-6248
AutoresEmília Peixoto Vieira, Luciana Sedano de Souza, Cândida Maria Santos Daltro Alves, Rachel de Oliveira,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoResumo Este artigo analisou as condições em que se realiza o trabalho das coordenadoras pedagógicas nas instituições municipais de sete municípios do Sul da Bahia, no contexto das políticas públicas de Educação Infantil. A pesquisa foi efetuada com participantes do curso de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, promovido pelo projeto de extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil, da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, durante todo o ano de 2015. Como referencial teórico-metodológico, optou-se por uma leitura dialética, embasada nos estudos de Gramsci, para entender o trabalho das coordenadoras pedagógicas. Como procedimento metodológico, utilizou-se um roteiro de questões sobre as condições de trabalho que foi discutido no decorrer do curso com as 22 coordenadoras. Os resultados demonstram que, apesar do forte apelo à importância da formação de professores para atuarem na Educação Infantil, não houve incentivo oficial para a formação continuada específica para os coordenadores pedagógicos.
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