Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2016-0148

ISSN

1980-6248

Autores

Emília Peixoto Vieira, Luciana Sedano de Souza, Cândida Maria Santos Daltro Alves, Rachel de Oliveira,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo Este artigo analisou as condições em que se realiza o trabalho das coordenadoras pedagógicas nas instituições municipais de sete municípios do Sul da Bahia, no contexto das políticas públicas de Educação Infantil. A pesquisa foi efetuada com participantes do curso de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, promovido pelo projeto de extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil, da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, durante todo o ano de 2015. Como referencial teórico-metodológico, optou-se por uma leitura dialética, embasada nos estudos de Gramsci, para entender o trabalho das coordenadoras pedagógicas. Como procedimento metodológico, utilizou-se um roteiro de questões sobre as condições de trabalho que foi discutido no decorrer do curso com as 22 coordenadoras. Os resultados demonstram que, apesar do forte apelo à importância da formação de professores para atuarem na Educação Infantil, não houve incentivo oficial para a formação continuada específica para os coordenadores pedagógicos.

Referência(s)