
A força da cultura histórica: representações de estudantes brasileiros sobre heróis nacionais
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2018v36n4p1357
ISSN2175-795X
AutoresLuís Fernando Cerri, Flávia Eloísa Caimi, Letícia Mistura,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoA história escolar, ao longo das últimas décadas, tem sido palco de profundas controvérsias quanto ao seu lugar nos sistemas educativos e ao seu papel na formação da consciência histórica dos jovens. No marco das culturas globalizadas, visualiza-se um crescente fascínio pelo passado e, paradoxalmente, coloca-se em questão se (e o que), de fato, podemos aprender com a História. O artigo ora apresentado resulta de um projeto internacional e interinstitucional intitulado Jovens e a História no Mercosul, tomando dados sobre a cultura histórica de estudantes secundaristas brasileiros, ao analisar os personagens da história que habitam suas representações sociais. Trata-se de buscar compreender as interpretações que os sujeitos fazem do passado, considerando as representações sociais como lugar de confluência entre a cultura, as práticas sociais, a memória coletiva e as suas identidades sociais. Os estudantes indicaram os três principais heróis nacionais em sua opinião, por ordem de importância, e os dados foram tratados pelo software Evoc 2000, com base no conceito de núcleo central da Teoria das Representações Sociais.
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