Aspectos da pintura política na França

2018; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1981-061X

Autores

Leandro Cândido de Souza,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a pintura politica francesa entre os anos de 1953 e 1968: da primeira apresentacao da obra Civilizacao atlântica, de Andre Fougeron, a criacao do Atelie Popular, durante a ocupacao da Escola de Belas Artes de Paris, no Maio de 1968. Primeiramente, abordaremos os movimentos artisticos surgidos no periodo – Figuracao Critica, Figuracao Narrativa, Salao da Jovem Pintura etc. – como inauguradores de uma nova etapa do processo de politizacao da arte naquele pais. Num segundo momento, destacaremos algumas caracteristicas dessa nova pintura – como a anulacao da autoria individual, a coletivizacao do processo criador e a lide com o compartilhamento tecnico delas decorrente –, enfatizando as relacoes que elas estabelecem com um contexto historico de financeirizacao transnacional da arte, capitaneada pelos Estados Unidos. DOI - http://www.doi.org/10.36638/1981061X.2018.24.2/192-209

Referência(s)