Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mineração de Dados Educacionais: Um Estudo Sobre Indicadores da Educação em Bases de Dados do INEP

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.85989

ISSN

1679-1916

Autores

Rafaella Leandra Souza do Nascimento, Geraldo Gomes da Cruz, Roberta Fagundes,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

A Mineração de Dados Educacionais possibilita o conhecimento de fatores que melhorem a proposta educacional, além de prever o desempenho dos alunos e de fatores que influenciam o aprendizado. Através dessas características, esse trabalho utiliza bases de dados educacionais fornecidas pelo INEP e aplica técnicas de mineração de dados com a finalidade de melhor explicar indicadores como a evasão e reprovação escolar no ensino fundamental. Após análises correlacionais das variáveis, modelos de regressões linear e robusta foram desenvolvidos afim de comparar o desempenho e fornecer um modelo que minimize o erro de previsão. Os modelos foram avaliados pelo erro médio absoluto, além de desvio padrão e gráficos. Os resultados indicam que a regressão robusta obteve melhores resultados na estimação das variáveis elencadas nesse estudo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX