
Mineração de Dados Educacionais: Um Estudo Sobre Indicadores da Educação em Bases de Dados do INEP
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.85989
ISSN1679-1916
AutoresRafaella Leandra Souza do Nascimento, Geraldo Gomes da Cruz, Roberta Fagundes,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoA Mineração de Dados Educacionais possibilita o conhecimento de fatores que melhorem a proposta educacional, além de prever o desempenho dos alunos e de fatores que influenciam o aprendizado. Através dessas características, esse trabalho utiliza bases de dados educacionais fornecidas pelo INEP e aplica técnicas de mineração de dados com a finalidade de melhor explicar indicadores como a evasão e reprovação escolar no ensino fundamental. Após análises correlacionais das variáveis, modelos de regressões linear e robusta foram desenvolvidos afim de comparar o desempenho e fornecer um modelo que minimize o erro de previsão. Os modelos foram avaliados pelo erro médio absoluto, além de desvio padrão e gráficos. Os resultados indicam que a regressão robusta obteve melhores resultados na estimação das variáveis elencadas nesse estudo.
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