Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A produção de vídeo como prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem

2018; Instituto Federal de Educação; Volume: 4; Issue: 08 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v4i08.565

ISSN

2446-774X

Autores

Josias Pereira, Adriana Kovalscki, Jaqueline Antunes da Silva, Josiane de Moraes Brignol, Viviane Peres de Jesus Lino,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo refletir sobre como a produção de vídeo colabora com a autonomia dos estudantes da educação básica dentro de um processo educacional. Foram elencadas algumas teorias emergentes para compreender essa ação educacional, dentre elas a da Neurociência e a dos Multiletramentos. A pesquisa foi realizada em duas cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul, as cidades de Capão do Leão e São Lourenço do Sul, com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que realizaram as produções de vídeo em suas escolas. A metodologia de pesquisa utilizada foi do tipo qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, a aplicação de questionário com questões abertas. Para orientar a interpretação dos dados foi escolhida a análise categorial de Bardin (2004), tendo sido estabelecidas três categorias temáticas: criatividade, emoção e ação colaborativa. Os resultados da pesquisa possibilitaram verificar que as ações que envolvem a produção de vídeo no contexto escolar incentivaram a autonomia do aluno e o seu empoderamento crítico, de modo que cada educando foi capaz de interpretar criticamente e coletivamente a realidade do mundo e da cultura no/na qual está inserido.

Referência(s)