
A produção de vídeo como prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem
2018; Instituto Federal de Educação; Volume: 4; Issue: 08 Linguagem: Português
10.31417/educitec.v4i08.565
ISSN2446-774X
AutoresJosias Pereira, Adriana Kovalscki, Jaqueline Antunes da Silva, Josiane de Moraes Brignol, Viviane Peres de Jesus Lino,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo refletir sobre como a produção de vídeo colabora com a autonomia dos estudantes da educação básica dentro de um processo educacional. Foram elencadas algumas teorias emergentes para compreender essa ação educacional, dentre elas a da Neurociência e a dos Multiletramentos. A pesquisa foi realizada em duas cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul, as cidades de Capão do Leão e São Lourenço do Sul, com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que realizaram as produções de vídeo em suas escolas. A metodologia de pesquisa utilizada foi do tipo qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, a aplicação de questionário com questões abertas. Para orientar a interpretação dos dados foi escolhida a análise categorial de Bardin (2004), tendo sido estabelecidas três categorias temáticas: criatividade, emoção e ação colaborativa. Os resultados da pesquisa possibilitaram verificar que as ações que envolvem a produção de vídeo no contexto escolar incentivaram a autonomia do aluno e o seu empoderamento crítico, de modo que cada educando foi capaz de interpretar criticamente e coletivamente a realidade do mundo e da cultura no/na qual está inserido.
Referência(s)