Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação

2019; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/actascieduc.v41i1.42469

ISSN

2178-5201

Autores

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Cristiane de Magalhães Porto, André Luíz Alves,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Em dezembro de 2012, o vídeo Gangnam Style tornou-se o primeiro videoclipe do YouTube a ser visto mais de um bilhão de vezes. Muitos de seus espectadores reconfiguraram a produção, criando e publicando suas próprias variações do vídeo e replicando o conteúdo por meio de redes sociais digitais. Dessa forma, cada espectador demonstrou a sua potência criativa e a sua capacidade de autoria visual, articulada ao conteúdo original da música e do clipe. Gangnam Style e suas replicações em rede é um bom exemplo do que é um meme na Cibercultura. A partir disso, inúmeros outros vídeos e conteúdos digitais têm se popularizado e, ao mesmo tempo, sido reproduzidos em outros contextos. Estes dão aos memes de redes sociais digitais a capacidade de gerar sentidos e significados em cada indivíduo que se apropria de seu conteúdo e da sua experiência cultural, por meio da produção colaborativa e discursiva. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo nas redes sociais, este texto tem como objetivo discutir o potencial dos memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem, autoria visual e produção colaborativa na Cibercultura.

Referência(s)