Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Corpo e cena em dois documentários de Frederick Wiseman

2018; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/vis.v17i2.20638

ISSN

2447-2484

Autores

José Francisco Serafim,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este texto busca trazer algumas considerações acerca de dois documentários de Frederick Wiseman, nos quais são enfatizados o trabalho do corpo que dança e a cena na qual ele esta inserido. As obras documentais A dança. Le ballet de l’Opéra de Paris (2009) e Crazy Horse (2011) apresentam de forma rigorosa o trabalho do corpo do(a) dançarino(a) para se chegar a um resultado considerado excelente pelos coreógrafos, sendo que no caso de A dança, o trabalho do corpo dialoga com o balé clássico e no caso do Crazy Horsecom números de dança e striptease de um cabaré parisiense. Wiseman utiliza nos dois filmes o mesmo estilo de montagem vinculado ao cinema direto, de não intervenção na cena filmada. A análise desses dois documentários nos dão pistas de como o audiovisual pode ser uma ferramenta de pesquisas do corpo em cena.

Referência(s)