Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 34; Issue: 71 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.59428

ISSN

1984-0411

Autores

Lígia Márcia Martins, Tiago Nicola Lavoura,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

RESUMO O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.

Referência(s)