
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 34; Issue: 71 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.59428
ISSN1984-0411
AutoresLígia Márcia Martins, Tiago Nicola Lavoura,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoRESUMO O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.
Referência(s)