
UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O CONTEÚDO DE EQUÍLIBRIO QUÍMICO
2018; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2446-4821
AutoresMaiane França de Sales, Gahelyka Pantano Souza, Adriano Antônio Silva, Kennedy Lima Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA disciplina de Quimica quase sempre e vista como uma Ciencia que pouco desperta interesse no aluno e, em muitos momentos, gera aversao nos mesmos, principalmente quando o assunto envolve calculos matematicos, formulas ou outras representacoes deste tipo. Na sua maioria, essa aversao e decorrente de fatores como, por exemplo, a pouca ou nenhuma contextualizacao dos conteudos e seus conceitos de maneira a estabelecer uma relacao com o cotidiano, a pouca utilizacao de aulas experimentais, dentre outros fatores. Situacoes como essas sao recorrentes quando o assunto da aula e Equilibrio Quimico, componente da subarea de Fisico-Quimica, que estuda as reacoes reversiveis, assim como as condicoes para que estas ocorram. No intuito de propor uma possibilidade que contribua para a realizacao das aulas de Equilibrio Quimico, a presente pesquisa tem como objetivo reproduzir e aplicar o Jogo Didatico proposto pelos autores Marlon Herbert Flora Barbosa Soares, Fabiano Okumura e Eder Tadeu Gomes Cavalheiro, publicado na Revista Quimica Nova na Escola, em novembro de 2003. Com uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada no estudo de caso do objeto, tendo como colaboradores estudantes da Terceira Serie do Ensino Medio da Escola Fundacao Bradesco, na cidade de Rio Branco/AC. O material reproduzido foi aplicado em um minicurso, com a participacao de cerca de 19 estudantes, tendo duracao de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. O jogo foi montado conforme as orientacoes dos autores disponibilizadas no artigo intitulado “Uma proposta de jogo didatico para o ensino de Equilibrio Quimico”. Os resultados indicam que o Jogo didatico utilizado contribuiu para uma melhor compreensao dos conceitos que envolvem o conteudo de Equilibrio Quimico, mas ha limitacoes na sua utilizacao. Por ser um modelo apenas explicativo, ele apresenta diferencas no sistema Quimico real, ficando a cargo do professor, no preparo de sua aula, verificar e propor outros recursos didaticos que possam minimizar as limitacoes do jogo. De maneira geral, compreende-se que apenas o jogo nao e suficiente para a aprendizagem, e materiais deste cunho nao podem substituir as aulas teoricas, contudo, sempre que recursos desse tipo estao alinhados com o referencial teorico abordado, os resultados podem ser positivos, possibilitando aos estudantes uma construcao efetiva do conhecimento.
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