Artigo Acesso aberto

O DESENVOLVIMENTO DA ECOECONOMIA ALIADA AO MARKETING AMBIENTAL

2018; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.19177/rgsa.v7e42018452-475

ISSN

2238-8753

Autores

Ana Beatriz Rodrigues, Nathália Melo Giuliatti, Fabrini Quadros Borges, Antônio Pereira Júnior,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O desenvolvimento da economia aliado ao marketing ambiental no município de Paragominas – PA ocorreu a partir de mudanças na estrutura político-econômica e culminou com a obtenção do título “Município Verde”. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as transformações ambientais, econômicas e sociais bem como o projeto Paragominas: Município Verde. O método utilizado foi hipotético-dedutivo, com pesquisa quantiqualitativa, complementada com levantamento de dados documentais em sites eletrônicos especializados: do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, do qual foi observada a arrecadação anual no município, entre 2006 a 2016. A análise dos dados indicou que a partir de 2010, ano de obtenção do título de Município Verde, houve crescimento no número de empresas, o que incrementou a arrecadação fiscal do município com um aumento de 297.2% no ano de 2015 – pico de arrecadação – em relação a 2010. Em 2013, houve o ápice de 1599 empreendimentos regulamentados, os quais contribuíram para o desenvolvimento sustentável e para a expansão de mercados de produtos e serviços. Isso porque agregaram práticas sociais, ambientais, socioambientais e econômicas em Paragominas, as quais foram adotadas pelo poder público como, por exemplo, a utilização de áreas já desflorestadas para localização dessas empresas. Logo, a inserção dessas práticas exercidas pelas empresas acarretou externalidades positivas tanto ao meio ambiente, quanto à qualidade de vida do munícipio e ao setor econômico.

Referência(s)