
RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR, REPENSAR, RECUSAR, INSERIDOS NA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA EM UM ESTÁGIO DA SAÚDE DA CRIANÇA
2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoIntroducao: Na construcao do Projeto Pedagogico do Curso de Graduacao (PPC) em Fisioterapia, observa-se a materializacao das politicas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) favorecendo o comprometimento da formacao do Fisioterapeuta e uma das competencias profissionais e desenvolver o movimento humano em todas as suas formas de expressao e potencialidades e todas as atividades realizadas pela pessoa na sua relacao com o meio ambiente e com a sociedade. A coerencia do curriculo com as Diretrizes Curriculares e Legislacoes pertinentes com as Politicas de Educacao Ambiental sao contempladas nas disciplinas do curso de graduacao. No processo de avaliacao do estudante no estagio Saude da Crianca sao utilizados instrumentos e procedimentos variados, adotando nao so as tradicionais provas teoricas e praticas, o check list, mas tambem outros procedimentos como elaboracao de pequenos projetos. Em 1992 no Rio de Janeiro, a Conferencia das Nacoes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, colocou em debate atitudes simples para a sustentabilidade. O encontro escolheu tres palavras, iniciadas pela letra R, para incentivar atitudes mais sustentaveis: Reciclar (e o ato de transformar um residuo em algo novo), Reduzir (significa comprar bens e servicos de acordo com nossas necessidades para evitar desperdicios), Reutilizar (ao contrario de reciclar, o material nao entra em um novo ciclo de producao, ele e usado para outros fins como forma de combater o desperdicio). Pouco tempo depois, surgiu o Repensar (antes de efetuar qualquer compra refletir se e realmente necessaria tal aquisicao) e atualmente o Recusar (recusar produtos que venham em embalagens de plastico). Descricao: Partindo do que foi exposto, no estagio Saude da Crianca uma das avaliacoes do estudante e entregar um brinquedo com material reciclavel, que possa ser usado com as criancas assistidas no setor e que na maioria apresentam desordens neurologicas. Estamos na era tecnologica, mas os brinquedos para estimular os movimentos, coordenacao, propriocepcao sao de alto custo e nao atendem na maioria das vezes a nossa demanda. E importante ressaltar que brincar e algo que as criancas adoram, faz parte do tratamento, permitindo a exploracao e a vivencia do mundo real e imaginario. Por isso a ideia deles levarem um brinquedo que atenda as reais necessidades das criancas. Impactos: Para os estudantes, comeca com: a dificuldade de transformar objetos em algo divertido; escolher um brinquedo ja que brincar nao faz parte da fase atual deles; qual objeto sera transformado; saber para que e como vai ser usado na crianca que apresenta desordens neurologicas; criatividade na confeccao e finalmente colocar o brinquedo em pratica. Consideracoes: A partir do momento que os modulos do estagio sao trocados, os brinquedos sao usados e cada vez mais temos tido experiencias fantasticas com o aproveitamento pela crianca, o empenho do estudante em vencer as dificuldades de executar o projeto e os 5R sao colocados em pratica fechando o que foi dito no inicio e como docente a satisfacao de participar desses momentos.
Referência(s)