
INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE SOBRE O CONSUMO DE MEDICAMENTOS NUMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JOÃO PESSOA-PB
2018; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17695/issn.2317-7160.v16n3a2018p7-18
ISSN2317-7160
AutoresLuciana Vilar Torres, Rossana Maria Serrano Maria Souto Maior Serrano, Hemílio Fernandes Campos Coêlho,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoO Brasil esta entre os paises que mais consomem medicamentos, o que explica o grande investimento na propaganda de remedios. A publicidade e definida como “um conjunto de atividades de persuasao que tem como objetivo tornar mais conhecida e/ ou prestigiada determinada marca, com o intuito de exercer influencia sobre o publico”. Na Paraiba, nao foram verificados estudos recentes neste tema, o que coloca esse trabalho como um novo olhar sobre essa tematica. Assim, objetivou-se avaliar a relacao usuario/propaganda/consumo, a partir das impressoes de universitarios, sobre as publicidades de medicamentos. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo de carater exploratorio, tomando como amostra 126 universitarios de ambos os sexos e de todos os cursos do Centro de Ciencias Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraiba. O instrumento de coletas de dados utilizado foi um questionario semiestruturado, cruzando as variaveis atraves de testes de qui-quadrado e teste exato de Fisher, quando p<0,05. A prevalencia de automedicacao entre esses universitarios foi sempre maior entre as mulheres, nas seguintes frequencias: As vezes (30,15%) e frequentemente (19,05%), bem como a motivacao em comprar medicamentos. Dos elementos que motivam a compra de medicamentos estao: a indicacao de amigos (80,95%), seguida da indicacao do balconista (56,35%) e a propaganda na TV (54,76%). Mesmo com uma RDC vigente (96/08), nao ha mudanca na cultura do consumo de medicamentos, ja que as motivacoes em usa-los se da nao so pela propaganda na TV, como tambem por indicacao de outras pessoas.
Referência(s)