
Executive functions in preschool children: development and relationships with language and behavior
2018; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p121-137
ISSN1980-6906
AutoresCamila Barbosa Riccardi León, Natália Martins Dias, Gabriela Lamarca Luxo Martins, Alessandra Gotuzo Seabra,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA avaliacao da cognicao e do comportamento na Educacao Infantil tem sido alvo de diversas pesquisas, as quais sugerem a importância dessa fase escolar para o desenvolvimento das criancas, assim como a possibilidade de identificar precocemente sinais preditores de futuras dificuldades de aprendizagem. Dentre as habilidades relacionadas a aprendizagem estao as funcoes executivas (FEs), que se relacionam a comportamentos orientados a objetivos que permitem ao individuo agir de forma adaptativa no mundo. Ha evidencias de que criancas que possuem melhor desempenho em atividades de FEs tem melhor desempenho escolar e melhores indicadores comportamentais. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das FEs e sua relacao com a linguagem e comportamento em criancas de 3 a 6 anos. Participaram 32 criancas, de ambos os sexos, do Maternal e Niveis 1 e 2, de uma escola particular de Educacao Infantil de Sao Paulo. Os instrumentos utilizados para avaliar as FEs foram Teste de Trilhas, Teste de Stroop Computadorizado para pre-escolares, Teste de Atencao por Cancelamento e Inventario de FEs e Regulacao Infantil (IFERI). Para avaliar a linguagem oral foram utilizadas a Prova de Consciencia Fonologica por Producao Oral, o Teste de Vocabulario por Imagens Peabody, o Teste de Repeticao de Palavras e Pseudopalavras e o Teste Infantil de Nomeacao. A linguagem escrita foi avaliada pelo reconhecimento de letras e sons, escrita do nome e leitura e escrita. O comportamento infantil foi avaliado pelo Strengths and Difficulties Questionnaire (Questionario de Capacidades e Dificuldades - SDQ). Os questionarios foram respondidos por responsaveis e professores das criancas. Analises parametricas e nao parametricas revelaram efeito de serie em pelo menos uma medida de todos os instrumentos utilizados, com excecao do IFERI-Pais, indicando que as FEs tendem a se desenvolver com a progressao escolar. Houve varias correlacoes significativas entre testes de uma mesma habilidade e tambem entre diferentes medidas. Nos testes que avaliam FEs, as medidas que avaliam atencao tiveram correlacoes muito altas e altas com medidas de linguagem oral e linguagem escrita. Esse resultado ressalta que, de fato, as FEs parecem estar relacionadas com a leitura e a escrita, sendo importantes para o desenvolvimento da linguagem oral e para o inicio da alfabetizacao. Tais relacoes sao consideradas originais, havendo pouca referencia sobre isso, tanto nacional quanto internacionalmente. Esse resultado deve ser investigado de forma mais especifica em pesquisas futuras e pode revelar que, desde idades bastante precoces, as FEs ja sao importantes para o desenvolvimento da linguagem oral, e vice-versa, talvez em uma relacao bilateral de influencia mutua. As analises de correlacao entre os testes e as respostas nos inventarios demonstraram poucas correlacoes significativas de alta magnitude, porem menores escores nos testes de FEs tenderam a se relacionar com mais queixas nas situacoes que avaliam as funcoes executivas (IFERI) e comportamentos (SDQ), relatados por pais e professores. A presente pesquisa corroborou os pressupostos teoricos sobre o efeito de serie das FEs em criancas da Educacao Infantil, assim como revelou relacoes significativas entre FEs, linguagem oral e escrita e medidas comportamentais. Embora nao seja possivel derivar uma relacao causal, os resultados corroboram a importância de se identificar atrasos no desenvolvimento das habilidades avaliadas e desenvolver intervencoes precoces.
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