Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O marketing de relacionamento através da Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) como estratégia de fidelização.

2018; University of Jaén; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17561/riai.v4.n1.7

ISSN

2603-9443

Autores

Ana Vivian Sarmento Silva, Eduardo Ângelo Marques, Maurício Vulcão da Silva, Sidney Gomes Viana,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo buscou definições sobre as estratégias utilizadas por empresas de diversos setores do mercado para criar relacionamentos à longo prazo com seus clientes, utilizando o marketing de relacionamento como base de estudo do comportamento do consumidor numa gestão de relacionamento que busca compreender as reais necessidades dos clientes potenciais. A pesquisa fundamentou-se num estudo bibliográfico com enfoque qualitativo do tipo descritivo. A coleta dos dados foi junto a autores consagrados sobre o marketing. Contudo, a qualidade e o atendimento mostrará o valor que a empresa tem em conquistar e satisfazer o cliente, mesmo ao escolher e dar preferência aos serviços e ou à marca, ocorrerá reciprocidade de valores entre a empresa que se pré dispõem em entregar o produto necessário e, o cliente a confiança na qualidade do que está adquirindo.

Referência(s)