Artigo Produção Nacional

UMA LEITURA DIALÓGICA DA VERBO-VISUALIDADE DOS SIGNOS “NORDESTE” E “POPULAR” NO FASCÍCULO “JOÃO DO VALE”, NA COLEÇÃO NOVA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (1977)

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 8; Issue: 19 Linguagem: Português

ISSN

2236-2592

Autores

Benedita França Sipriano, João Batista Costa Gonçalves,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Em especial nas decadas de 1960 e 1970, a partir do confronto entre uma diversidade de vozes sociais e de um horizonte de valores compartilhados na esfera musical, a obra do cantor e compositor maranhense Joao do Vale (1934-1996) se consolidou como uma das expressoes do “Nordeste” e do “popular” na musica brasileira. Tomando como referencial teorico-metodologico a Analise Dialogica do Discurso, este trabalho objetiva fazer uma leitura verbo-visual sobre a producao dos sentidos dos signos ideologicos “Nordeste” e “popular”, por meio da analise do fasciculo Joao do Vale , da Colecao Nova Historia da Musica Popular Brasileira (1977). Mobilizando, em especial, as categorias bakhtinianas heteroglossia, horizonte social de valores, posicionamento axiologico e exotopia, esta leitura volta-se para a analise dos efeitos de sentido produzidos, naquela conjuntura socio-historico-ideologica, a partir da articulacao entre a dimensao visual e os recursos linguistico-discursivos. Por fim, pode-se ressaltar, a partir do material em analise, que ha uma construcao heterogenea dos sentidos de “Nordeste” e “popular”: o “Nordeste” e uma fonte do “popular”, desde que se entenda esse “popular” nao apenas como lugar de miseria ou do homem “ingenuo”, mas como espaco de transformacao. Assim, a “voz do sertao” e tambem “voz de resistencia”.

Referência(s)