MOVIMENTO EM AÇÃO
2017; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2237-9185
AutoresLeandro Vieira Corrêa, Ana Paula Silva Machado, Maria Rita Petry Costa,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho emerge da percepcao dos alunos e alunas, da turma de EJA T7, da E. E. E. M. Engenheiro Frederico Horta Barbosa de Minas do Leao – RS, da relacao existente entre os conteudos de diferentes disciplinas. A relacao do conteudo da disciplina de Fisica sobre movimento, mais especificamente MRU (movimento retilineo uniforme), com o movimento realizado nas aulas praticas de Educacao Fisica, nas quais eram executadas caminhadas, como proposta de exercicio aerobico, para fortalecimento do coracao. Alem de estabelecerem relacao com a batida do coracao em atividade realizada nas disciplinas de Literatura e Arte, com a utilizacao de poema e a expressao deste atraves do movimento corporal. A partir dai surge a possibilidade de contextualizacao e aproximacao da realidade dos conceitos abordados pelas diferentes disciplinas, com a oportunidade de aplicacao pratica, explorando outros metodos de aprendizagem. Portanto este trabalho tem como objetivo facilitar, atraves da interdisciplinaridade, a aprendizagem dos alunos e alunas envolvidas, atraves de atividades praticas e vivencias ligadas ao movimento. Justifica-se a medida que busca garantir o conhecimento que e um direito do aluno. Acredita-se que este metodo tera exito. A coleta de dados se deu atraves do preenchimento de uma planilha de dados, constituida a partir da pratica da caminhada e a percepcao de quais informacoes eram necessaria para aplicar nas formulas fisicas trabalhadas em aulas teoricas. Os alunos e alunas verificavam a frequencia cardiaca inicial manualmente, alongavam e percorriam percursos caminhando. Concomitantemente a caminhada anotavam os dados para realizar os calculos na disciplina de Fisica. A pulsacao do coracao pode ser percebida em atividade proposta na disciplina de Literatura e Arte. As anotacoes foram realizadas em cinco momentos, com variacao do percurso. Ainda foi percebida a peculiaridade na variacao da frequencia cardiaca e velocidade individual, associadas a questoes pessoais, como por exemplo, problemas respiratorios. Concluiu-se como era esperada a facilitacao na aprendizagem atraves dessa pratica.
Referência(s)