
Marcas da oralidade em textos jornalísticos da Globo e da Rádio CBN
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5935/2179-0027.20180053
ISSN2179-0027
AutoresReinaldo César Zanard, Letícia Jovelina Storto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoSe comparado ao texto escrito, o texto falado apresenta caracteristicas especificas, as quais decorrem, principalmente, do seu processo de construcao. Fala e escrita, apesar de serem duas modalidades de uso da lingua complementares, sao distintas no modo de producao, recepcao e em seus tracos. O texto falado, foco deste estudo, tem como marcas basicas planejamento local, contexto comum partilhado e envolvimento entre os interlocutores da interacao. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho e analisar as marcas da oralidade no texto do comentarista de economia da Rede Globo (Jornal da Globo) e da Radio CBN, Carlos Alberto Sardenberg. Compoem o corpus deste trabalho dez textos, sendo cinco de cada veiculo, escolhidos aleatoriamente em um espaco de tres meses. A teoria que embasa o estudo esta fundamentada na Analise da Conversacao, especialmente nos textos do professor Luiz Antonio Marcuschi. A analise do referido material permite afirmar que o comentarista executa a sua fala simultaneamente ao planejamento, deixando marcas evidentes da lingua falada no processo de construcao do seu texto, diferentemente de outros comentaristas que optam por escrever o texto previamente para ser lido diante dos microfones. Entre essas marcas destacam-se hesitacoes, correcoes, falas simultâneas, truncamentos, monitoramento da fala, falsos comecos, envolvimento e repeticoes.
Referência(s)