Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O consumo de tecnologia como estruturante identitário: uma discussão teórico-metodológica fundamentada pela Semiótica francesa

2018; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1679-395168617

ISSN

1679-3951

Autores

Vitor Lima, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa,

Tópico(s)

Cultural Insights and Digital Impacts

Resumo

Resumo Adotando a perspectiva da teoria da cultura do consumo (consumer culture theory - CCT) como base para a discussão, este ensaio teórico tem por objetivo apresentar a semiótica discursiva de linha francesa como uma alternativa teórico-metodológica para o estudo do papel do consumo de tecnologia no processo de construção identitária do consumidor. A proposta se baseia, sobretudo, nas ideologias tecnológicas de Kozinets (2008) como possíveis estruturantes semânticos e na utilização do percurso gerativo de sentido (GREIMAS e COURTÉS, 2013) para análise dos discursos dos sujeitos consumidores de tecnologia.

Referência(s)