
METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português
10.21920/recei72018412531541
ISSN2447-0783
AutoresWallace Pereira Sant Ana, Glen Lemos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo tem como objetivo compreender as visoes de Ludke e Andre sobre as pesquisas qualitativas e a contribuicao das mesmas para o processo metodologico nos estudos cientificos em educacao. Para isso, traz reflexoes importantes sobre pesquisa etnografica e analise documental, bem como a discussao sobre alguns instrumentos de coleta de dados, como observacao, questionario e entrevista. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisao bibliografica, a partir dos estudos de Menga Ludke e Marli E.D.A. Andre, as quais sao referencias na pesquisa qualitativa em educacao. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas etnograficas e documentais tem ampliado os metodos de investigacao no campo educacional, contribuindo para se alcancar resultados mais eficazes no processo de pesquisa, bem como no fornecimento de mecanismos teoricos e praticos para pesquisadores, professores e estudantes em todos os niveis educacionais. Alem disso, pode-se entender a necessidade de a pesquisa qualitativa estar vinculada a uma problematica existente, pois a mesma alcanca maior efetividade quando atende determinadas demandas sociais.
Referência(s)