
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.148286
ISSN1982-6486
AutoresJeferson Lana, Raul Beal Partyka, Anete Alberton, Rosilene Marcon,
Tópico(s)Accounting Education and Careers
ResumoO caso para ensino trata do processo de amadurecimento de um problema de pesquisa em um programa de mestrado em Administração e Contabilidade, no paradigma positivista, em uma abordagem quantitativa. O caso adota uma narrativa e diálogos típicos entre um aluno de mestrado e seu orientador e professores, para expor os pontos de tensão e escolhas que emergem no primeiro ano de um típico programa de mestrado na área. O caso permite ao aluno conhecer uma típica interação no mestrado na área e refletir sobre a sequência de escolhas de técnicas estatísticas específicas. O caso de ensino é sugerido para disciplinas como metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, seminários de dissertação no mestrado, e também para iniciação científica.
Referência(s)