Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma análise crítica do ensino de Física

2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 32; Issue: 94 Linguagem: Português

10.1590/s0103-40142018.3294.0006

ISSN

1806-9592

Autores

Marco António Moreira,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

RESUMO A área de ensino de Física no Brasil tem longa tradição. A pesquisa e a pós-graduação em ensino de Física existem há décadas, assim como eventos nacionais da área. Muitos recursos instrucionais e projetos em ensino de Física já foram desenvolvidos. Revistas e publicações nessa área confirmam sua existência e consolidação. Paradoxalmente, no entanto, nos dias de hoje, o ensino de Física no Brasil está em crise, desatualizado, minimizado, desvalorizado. Este texto analisa criticamente vários aspectos desse ensino que levaram a essa crítica e apresenta alguns desafios a serem enfrentados para reverter tal situação e recuperar o ensino de Física no país. Sempre a partir da visão pessoal do autor e de sua larga experiência na área.

Referência(s)